Blog do Bruno Voloch

21/05/2010

Valeskinha e norte-americana Bown são os novos alvos do Rio de Janeiro

Desesperado após perder Fabiana para o Vôlei Futuro, o time do Rio de Janeiro continua tentando encontrar alternativas para a posição.

Até agora, a equipe conta somente com Jucielly e a novata Mara. Dani Suco se recupera de uma cirurgia e a comissão técnica está insegura quanto ao aproveitamento da jogadora.

Valeskinha, campeã olímpica, foi procurada por Bernardinho e recebeu uma proposta do Rio. A intenção é contar com Valeskinha como ponta passadora no time titular. Regiane seria opção no banco, caso Waleskinha acerte.

Sem Fabiana, a comissão técnica do Rio está correndo atrás de uma estrangeira para a posição.

Depois de sonhar com a alemã Fürst, a norte-americana Heather Bown é a bola da vez. Bown jogou o campeonato italiano pelo Jesi e fica sem contrato no fim do mês. Acontece que Bown se recupera de uma contusão e os dirigentes do Rio querem saber as reais condições de jogo da atleta.

Por Bruno Voloch às 13h49

Após perder Del Core, Bergamo deve manter Lo Bianco e Piccinini

O Presidente do Bergamo da Itália, Luciano Bonetti, disse que o clube não vai perder mais nenhuma jogadora para a temporada 2010/2011.

Antonella Del Core deixou o Bergamo e acertou sua transferência para Eczacibasi da Turquia.

A idéia de Bonetti, é manter a base que foi campeã européia e se possível reforçar o time que perdeu Del Core.

A búlgara Elitsa Vasileva do Perugia pode ser contratada.

A levantadora Lo Biano e a ponta Francesca Piccinini são consideradas peças fundamentais e devem renovar contrato em breve. Serema Ortolani, Valentina Arrighetti, Lucia Bosseti e a alemã Christiane Fürst já foram procuradas e provavelmente ficarão no Bergamo.

A líbero Sara Carrara tem a confiança do treinador Lorenzo Micelli e também fica no Bergamo.   

Por Bruno Voloch às 09h50

Técnico da República Dominicana recebe convite e pode assumir o Sport

Marcos Kwiek, treinador brasileiro que dirige a seleção da República Dominicana, foi convidado para assumir o time feminino do Sport.

A seleção da República Dominicana ficou duas semanas treinando na cidade de Araçatuba e os primeiros contatos foram mantidos quando a seleção ainda estava no Brasil.

A República Dominicana vai jogar o Grand Prix em agosto e o campeonato mundial do Japão a partir de 29 de outubro.

As conversas estão adiantadas, mas Marcos garantiu e deixou claro aos dirigentes pernambucanos, que só poderá assumir o time após o mundial, ou seja, em Novembro. Como a superliga deve começar em dezembro, as chances de acontecer o acordo são grandes.

O Sport já liberou o treinador Adalberto Nóbrega e aguarda uma resposta de Marcos nas próximas semanas.   

3 importantes jogadoras da temporada passada já deixaram o clube. A líbero Marcelinha foi para Macaé, Paula Barros acertou com Uberlândia e Fernanda Berti com Brusque. O time tinha no elenco na última superliga as experientes Nikolle e a levantadora Fabiana Berto.

O Sport recentemente passou por sérios problemas financeiros e mesmo após ter sido eliminado da superliga, ficou devendo dois meses de salários para as atletas.   

 

Por Bruno Voloch às 09h15

20/05/2010

Proposta milionária do Dínamo de Moscou tira Costagrande do Pesaro

Agora é oficial.

A argentina naturalizada italiana Carolina Costagrande é jogadora do Dínamo de Moscou.

Dois dias após ter conquistado o tricampeonato italiano pelo Pesaro, Costagrande foi confirmada como jogadora do Dínamo. Carolina Costagrande vai jogar pela primeira vez na Rússia e terá como companheiras a italiana Gioli e Godina. 

Costagrande se transferiu para o vôlei italiano no ano 2000 quando defendeu o Busto Arsizio. Passou pelo Ravena, Jesi, Forli e desde a temporada 2005/2006 defendia o Pesaro. Nessa mesma temporada, se naturalizou italiana.

Costagrande completa em 2010, 30 anos de idade. A mídia italiana exige que o técnico Massimo Barbolini convoque Costagrande para o Grand Prix e o campeonato mundial do Japão.  

Os dirigentes do Dínamo não admitem abertamente, mas Carolina deve ganhar pela temporada cerca de 650 mil Euros, um dos salários mais altos do vôlei feminino mundial. 

Por Bruno Voloch às 10h19

Vôlei Futuro contrata líbero campeão brasileiro

Mário Jr, campeão brasileiro pela Cimed, é o novo reforço do Vôlei Futuro.

O líbero acertou contrato com o time de Araçatuba e vai defender o Vôlei Futuro até Maio de 2011.

Mário Jr está treinando com a seleção brasileira em Saquarema e deverá ser apresentado oficialmente junto com o levanador Ricardinho e o meio de rede Lucão.

O Vôlei Futuro segue ainda atrás de um oposto. Lorena era um dos nomes cotados, mas o jogador deve mesmo jogar no exterior. Théo, que jogava no Japão e também está treinando com a seleção brasileira, aparece como favorito para ocupar a posição.

O Vôlei Futuro ainda trouxe Michael de São Bernardo, renovou com Dentinho e os cubanos Ortiz e Camejo. 

Por Bruno Voloch às 08h30

19/05/2010

Walewska indica Fofão para jogar no Odintsovo da Rússia

Uma das primeiras a renovar contrato com o Odintsovo da Rússia, a brasileira Walewska segue com muita moral no clube russo.

Wal era pretendida pelo Rio de Janeiro, mas não teve como recusar uma proposta de renovação por mais uma temporada. Segundo informações apuradas pelo blog, Walewska deve receber cerca de 400 mil euros para jogar no Odinstsovo até Maio de 2011.

Como se não bastasse, Wal é uma das jogadoras de confiança do treinador Vadim Pankov. Prova disso é que a jogadora indicou a contratação da levantadora Fofão, ainda sem equipe no Brasil.

Fofão não tem pressa para definir o futuro, mas já teria mantido os primeiros contatos com o time russo. A jogadora tem ainda uma pequena esperança de que o Pinheiros consiga um patrocinador que possa bancar seu salário.   

O Odintsovo ganhou o título do campeonato russo, mas sonha mesmo com a taça da Champions League, hoje em poder do Bergamo da Itália.

Com a saída de Kosheleva e Olga Fateeva, a alemã Kozuch, ex-Novara da Itália, foi contratada e em breve o Odintsovo deve anunciar mais uma atacante.       

     

Por Bruno Voloch às 10h11

Dínamo Moscou garante italiana Gioli por mais uma temporada

O Dínamo Moscou foi rápido e eficaz.

A diretoria do clube russo se apressou e renovou o contrato da central Simona Gioli até Maio de 2011. Gioli, um dos destaques da seleção italiana, tinha propostas de diversas equipes da Europa e era uma das jogadoras mais assediadas do mercado atual.

O Dínamo fez oferta para trazer Anna Makarova que ainda não renovou com o Dínamo Krasnodar.

Além de garantir Gioli, o Dínamo renovou com a levantadora Parkhomenko, Godina, Perepelkina e Goncharova. 

Com as renovações, o Dínamo mantém praticamente toda a base do time vice-campeão russo da temporada 2009/2010. 

Por Bruno Voloch às 08h27

Pesaro é tricampeão italiano

Deu Pesaro novamente na Itália.

Mesmo jogando em Milão, o time do Pesaro superou o Villa Cortese na terceira partida da final e conquistou o tricampeonato italiano.

Com duas vitórias por 3 sets a 2, o Pesaro tinha a vantagem de 2 jogos a 0 na série e dependia de uma simples vitória para ficar com o título. E as jogadoras comemoraram a conquista fora de casa.

O jogo foi mais tranquilo do que muitos esperavam e terminou em 3 sets a 0 com parciais de 15/25, 18/25 e 28/30.

Para variar um pouco, Carolina Costagrande foi a maior pontuadora do jogo com 19 pontos. Ferreti, levantadora do Pesaro, teve atuação destacada e foi muito elogiada pela mídia local.

A croata Senna Usic, contratada para o lugar da brasileira Jaqueline, marcou 15 pontos e foi eleita a mvp da partida final.

O Pesaro teve uma temporada difícil, com crise e precisou de muita superação. O treinador brasileiro Ângelo Vercesi, foi demitido pela diretoria, que alegou na época incompatibilidade com algumas atletas. 

Fora isso, o Pesaro foi eliminado precocemente da Champions Leguae e viu o rival Bergamo ser campeão europeu. Aliás, a estrela do Bergamo, Francesca Piccinini estava em Milão assistindo a partida ao lado da levantadora Lo Bianco.

Nos dois títulos anteriores, o Pesaro tinha brasileiros no elenco e no banco. Na temporada 2007/2008, o time era dirigido por José Roberto Guimarães e contava com Mari e Sheilla. Um ano depois, Vercesi era o técnico e Jaqueline uma das ponteiras do Pesaro.

Com o título, o Pesaro se classificou para a disputa da Champions League 2010/2011.           

Por Bruno Voloch às 08h10

18/05/2010

Vôlei Futuro contrata Tandara e deve anunciar central Vargas

Ana Cristina e Joycinha, Fabiana e Vargas, Érika e Tandara.

O torcedor do Vôlei Futuro pode ir se acostumando com essa escalação, que deve ser a titular para as finais do paulista e a superliga temporada 2010/2011.

Ana Cristina foi uma das primeiras a renovar, Joycinha e Fabiana vieram do Rio de Janeiro, enquanto as negociações com Érika estão bem adiantadas.

Tandara, depois de flertar com o Rio, foi confirmada hoje como mais um reforço do Vôlei Futuro de Araçatuba. A jogadora se destacou com a camisa do Brusque de Santa Catarina. Com a chegada de Tandara, o Vôlei Futuro pode acabar desistindo de Fernanda Garay. 

As novidades não param por aí. A dominicana Annery Vargas, ex-Minas, já recebeu uma proposta oficial do time dirigido por William Carvalho e deve responder positivamente nas próximas horas. 

 

Por Bruno Voloch às 13h37

Bob, ex-Cruzeiro, não renova e vai para a Itália

Robinson Dvoranen, o Bob, não é mais jogador do Sada/Cruzeiro.

Bob não chegou a um acordo para a renovação de contrato e vai jogar na Itália. O atleta fechou com o Castellana Grote, equipe que acabou se subir para a primeira divisão.  

Na temporada passada, o Castellana contava no elenco com o central Jardel e o time foi dirigido pelo brasileiro Radamés Lattari. Jardel voltou ao Brasil para atuar pela Cimed.

Bob, com passagens pela Ulbra e pela Unisul, vai jogar pela primeira vez no exterior.

 

Por Bruno Voloch às 13h10

Mari Paraíba acerta com Brusque e Érika está perto do Vôlei Futuro

Mari Paraíba deixa o São Caetano e será jogadora do Brusque de Santa Catarina. A jogadora estava negociando com Brusque desde a semana passada e fechou contrato para defender a equipe catarinense até Maio de 2011.

Brusque já havia contratado a levantadora Ana Maria do São Caetano e trouxe da República Tcheca a ponta Juliana Odilon.

Mas a maior novidade deve vir mesmo de Araçatuba. Érika, que não ficará no Rio de Janeiro, tem boa possibilidade de acertar com o Vôlei Futuro. A jogadora tem proposta do Minas, mas deve optar em jogar ao lado de Joycinha e Fabiana.

Se Érika acertar com o Vôlei Futuro, será a primeira vez que Érika vai tabalhar com o técnico William. O Vôlei Futuro ainda negocia para ter Fernanda Garay, mas as partes ainda não se acertaram em termos financeiros. Fernanda tem proposta do Nec do Japão.    

Por Bruno Voloch às 12h11

Turquia também será destino da italiana Barazza

A Turquia abriu definitivamente os cofres.

O Novara da Itália está sentindo os efeitos e perdeu mais uma jogadora para o vôlei turco. Depois de Antonella Del Core, agora foi a vez Jenny Barazza. A central italiana será companheira de equipe de Del Core e da cubana Francia no Eczacibasi Zentiva.

Barazza acertou contrato até o fim da temporada 2011. A única experiência de Barazza fora da Itália aconteceu em 2002 quando a jogadora defendeu o Albacete da Espanha.

Barazza tem 28 anos, ficou 6 temporadas seguidas em Bergamo e defendeu o Novara em 2009/2010. Pela seleção, Barazza jogou as duas últimas olimpíadas e deve estar no campeonato mundial desse ano no Japão. 

 

 

Por Bruno Voloch às 08h16

Odintsovo de Walewska contrata Kozuch

O treinador Vadim Pankov estava certo em suas declarações.

Após confirmar a renovação de Walewska, o Odinstsovo acertou a contratação da oposta alemã Margareta Kozuch. Ela chega para substituir Olga Fateeva e jogará pela primeira vez na Rússia.

Nascida em Hamburgo, Kozuch está com 23 anos e jogou na Itália por três temporadas. Em 2007 atuou pelo Sassuolo e nos anos seguintes defendeu o Novara.

 

Por Bruno Voloch às 08h00

17/05/2010

Turquia contrata estrela da seleção italiana

Mais uma estrela do vôlei feminino internacional está de malas prontas para a Turquia.

Depois da russsa Sokolova trocar o Jesi pelo Fenerbahçe, agora é a vez da italiana Antonella Del Core. Titular da seleção, Del Core aceitou a proposta do time Eczacibasi Zentiva e deixa a equipe do Bergamo.

Del Core foi campeã da Champions League pelo Bergamo e eleita na ocasião a melhor recepção da competição. 

Será a primeira vez que Del Core vai atuar fora da Itália. Ela estava há duas temporadas no Bergamo e antes havia jogado pelo Perugia e também pelo Pesaro.

Del Core está com 29 anos e é presença certa no campeonato mundial do Japão.

Por Bruno Voloch às 13h31

Valorizada, Walewska renova na Rússia e frustra pretensões do Rio de Janeiro

Má notícia para o vôlei brasileiro.

O treinador Vadim Pankov do Odinstsovo, confirmou em entrevista na Rússia, que a central brasileira Walewska vai renovar seu compromisso com o time russo por mais uma temporada.

Pankov disse que considera Walewska uma jogadora fundamental e sua presença é imprescindível para o sucesso do Odintsovo. 

A declaração acaba com o sonho do Rio de Janeiro de contratar a jogadora campeã olímpica para o lugar de Fabiana.

Pankov confirmou a saída de Tatiana Kosheleva para o Dínamo Kazan e afirmou que Olga Fateeva não deve permanecer no time para a próxima temporada. 

A outra brasileira do Odintsovo, Paula Pequeno, também não fica no clube. Segundo Pankov, o time deve dispensar Paula e contratar outra estrangeira para o lugar dela.

A mais cotada é a alemã Margareta Kozuch que jogou o campeonato italiano pelo Novara. 

Por Bruno Voloch às 09h04

Após Gamova, Dínamo Kazan contrata Kosheleva

O Dínamo Kazan não para de se reforçar.

Depois de repatriar a jogadora Gamova, o time acertou a contratação de Tatiana Kosheleva que estava no Zarechie Odintsovo. Kosheleva, jogadora da seleção, foi uma das responsáveis pelo título nacional conquistado recentemente. 

Nesse fim de semana, o Dínamo ainda fechou com a líbero Kabeshova que chega do Krasnodar e com a central Mari Borodakova que jogava no Eczacibasi da Turquia. A norte-americana Jordan Larson permanece no elenco, que conta agora com 6 jogadoras da seleção.

No campeonato russo que terminou na semana passada, o Dínamo foi eliminado ainda nas quartas de final e essa temporada promete brigar pelo título. Apesar de estar montando um equipe fortíssima, o Dínamo não vai disputar a Champions League. 

 

 

 

Por Bruno Voloch às 08h43

16/05/2010

Campeão olímpico acerta com a Cimed

Anderson, campeão mundial e olímpico, é o novo reforço da Cimed.

O jogador deixa o Sesi onde foi campeonato paulista e vai jogar pela primeira vez com a camisa da Cimed.

Anderson, que não está mais na seleção brasileira, fez uma superliga apenas regular e por diversas vezes foi reserva no time do Sesi.

A Cimed, atual campeã brasileira, perdeu Thiago Alves justamente para o Sesi e também o central Lucão para o Vôlei Futuro. Para o lugar de Lucão, o time catarinense deve fechar com Jardel. O jogador atuava no vôlei da Itália e agrada ao treinador Marcos Pacheco.      

João Paulo Tavares que estava no Japão, foi contratado e vai substituir Thiago Alves. Leandro, levantador que ficou na reserva de Bruno na última superliga, deixou o clube. Para o lugar dele, a Cimed trouxe Joel Perosa que jogou pelo Pinheiros. 

Por Bruno Voloch às 14h57

Montes Claros contrata ponta Manius que estava na Turquia

A diretoria de Montes Claros prometeu e está cumprindo. A cidade terá um time forte, competitivo e capaz de brigar por títulos na temporada 2010/2011.

Nesse fim de semana, Montes Claros fechou a contratação do experiente ponta Manius, ex-jogador da seleção brasileira. Manius estava atuando no vôlei da Turquia onde defendia o Halkbank.

Manius está com 34 anos, passou pela França, Rússia e durante 4 anos jogou na Itália nas equipes do Cuneo e Taranto. 

Experiente, foi campeão brasileiro em 1999 pelo Minas e tem passagens pela Ulbra e também por Suzano.

Manius é o sétimo reforço de Montes Claros. O clube mineiro já contratou o atacante Rivaldo que estava na Itália, trouxe Bruno Zanuto do Cruzeiro, Alberto e Rodrigo da Ulbra, Giovani de São Bernardo e Fábio Paes do Sesi. 

 

Por Bruno Voloch às 14h46

Pesaro ganha novamente por 3 a 2, abre 2 a 0 e fica muito perto do tri

O Pesaro está cada vez mais perto do tricampeonato italiano.

Jogando em casa, o time repetiu a dose e derrotou o Villa Cortese por 3 sets a 2. O resultado deixa o Pesaro na dependência de uma simples vitória no próximo jogo para ganhar o tri.

Assim como na primeira partida da final, o segundo jogo foi muito disputado e equilibrado. O bloqueio porém fez a diferença para o time do Pesaro que marcou 20 pontos nesse fundamento contra apenas 7 do Villa.

O Pesaro começou a partida arrasador emarcou logo 25/16 com 7 pontos de bloqueio. Dos 16 pontos do Villa, 8 foram de Aguero. No segundo set o Villa Cortese equilibrou o jogo, sacou melhor e marcou 25/18.

Carolina Costagrande voltou a comandar o Pesaro no terceiro set com 8 pontos. Aguero muito marcada só pontuou duas vezes e o Pesaro fez 25/21.

Anzanello se destacou no quarto set e levou o time de Villa Cortese para o empate com 25/19.

No tie-break, vitória do Pesaro por 15/12 em 17 minutos.

A argentina naturalizada italiana Carolina Costagrande foi novamente a maior pontuadora da partida com 23 pontos. A polonesa Skowronska fez 20.

Pelo lado do Villa Cortese, Aurea Cruz de Porto Rico fez 19 pontos, Anzanello 18 e Aguero terminou com 15 pontos.

Pesaro e Villa Cortese voltam a jogar nesta terça-feira na quadra do Villa Cortese. 

 

  

Por Bruno Voloch às 14h31

Zenit é campeão na Rússia. Time de Dante acaba em terceiro lugar.

O Zenit Kazan conquistou o título do campeonato russo da temporada 2009/2010.

No quarto jogo da série contra o Locomotiv, o Zenit fez 3 sets a 0 e fechou a série em 3 jogos a 1. Mesmo jogando fora de casa, o Zenit ganhou com tranquilidade e garantiu a conquista após ter perdido inesperadamente em casa na terceira partida.

Os norte-americanos Lloy Ball e Stanley, campeões olímpicos, são os destaques do Zenit.

O Dínamo de Moscou do brasileiro Dante terminou o campeonato na terceiro colocação.

Curiosamente, o Zenit Kazan que ficou com o título russo, não se classificou para a fase final da Champions League, enquanto o Dínamo fez a decisão contra o Trentino da Itália.   

Por Bruno Voloch às 14h11

Sobre o autor

Carioca, tem mais de 20 anos de profissão. Iniciou a carreira na extinta TV Manchete em 1988. Foram 6 anos até ser contrato pela Band Rio em 1994. No ano seguinte estava no Sportv/Globo onde foi idealizador e apresentador do programa Supervolley. Atuou como repórter de 1995 até 2003, e participou da cobertura dos campeonatos brasileiros de 1995 a 2003 em jogos ao vivo. Em 2004 se transferiu para o Bandsports, onde criou e comandou os programas "Roda de vôlei "e Linha de 3". Foi apresentador e comentarista de vôlei e basquete do canal. Em 2008 acumulou a função de diretor de jornalismo até setembro de 2009. De 2007 até 2009 foi colunista da rádio Bandnews FM do Rio e trabalhou nos jornais Lance e Jornal dos Sports. Participou da cobertura de 3 Copas do Mundo, 3 Olimpíadas e das últimas 3 últimas edições do Pan. Hoje é colunista do Jornal do Brasil e comenta futebol para a Bandnews FM/Rio de Janeiro e rádio Terê FM/Rio de Janeiro. É especialista em vôlei.

Sobre o blog

Opinião e informação sobre o que de mais relevante ocorre no vôlei no Brasil e no mundo.

Histórico

© 1996-2009 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.