Blog do Bruno Voloch

11/06/2010

Rússia derrota Estados Unidos e faz semifinal contra China

A Rússia precisou de 4 sets e venceu de virada os Estados Unidos pela última rodada da fase de grupos da Montreux Volley Masters na Suíça.

As norte-americanas, invictas até então, ganharam o primeiro set por 25 a 22 em 28 minutos. Mas a partir do segundo set só deu Rússia e as européias empataram a partida com tranquilidade fazendo 25/13. O terceiro set foi mais apertado mas a Rússia fechou com 25/23. No quarto e decisivo set, os Estados Unidos começaram melhor, chegaram a abrir boa vantagem, mas a Rússia se recuperou no set e fez 25/18.

A Rússia segue sem perder na Montreux Masters e os Estados Unidos sofreram a primeira derrota. Apesar do resultado negativo, as norte-americanas vão fazer uma das semifinais contra Cuba.

A Rússia encara a China.

Na vitória de 3 a 1 contra os Estados Unidos, a Rússia teve como destaques Tatiana Kosheleva e Nataliya Goncharova com 21 e 20 pontos respectivamente. Outra que atuou muito bem foi Olga Fateeva que fez 19 pontos.

As semifinais acontecem neste sábado e a decisão será no domingo. 

     

Por Bruno Voloch às 18h00

Cuba é a primeira semifinalista da Montreux Masters

Invicta, a seleção de Cuba está nas semifinais da Montreux Volley Masters. Sem muitas dificuldades, Cuba derrotou hoje a Polônia por 3 sets a 0 com parciais de 25/22, 25/21 e 25/22.

Com esse resultado, Cuba terminou em primeiro lugar no grupo B com 3 vitórias. Antes, Cuba havia derrotado a Holanda por 3 a 1 e a China por 3 a 2.

Na vitória de 3 a 0 sobre a Polônia, o destaque de Cuba foi Kenia Carcaces que marcou 20 pontos. O bloqueio de Cuba também brilhou e a seleção caribenha conquistou 12 pontos nesse fundamento contra apenas 5 da Polônia.  

Cuba vai enfrentar a seleção dos Estados Unidos na semifinal da competição. 

Por Bruno Voloch às 17h50

Conforme antecipado pelo blog, Fenerbahçe oficializa Fofão

Fofão é mais uma jogadora brasileira que vai atuar no exterior na temporada 2010/2011.

Conforme o blog antecipou desde o último domingo, Fofão deve ser apresentada de forma oficial nos próximos dias ao Fenerbahçe da Turquia. O clube recentemente contratou o treinador campeão olímpico José Roberto Guimarães.

Fofão assinou contrato e será jogadora do clube turco até Maio de 2011.  

Curiosamente Fofão será a quinta estrangeira no Fenerbahçe. O time conta com a russa Sokolova, a polonesa Skowronska, a croata Osmokrovic e a alemã Fürst.  

Fofão estava sem clube desde que a Blausiegel retirou o patrocínio do São Caetano.

Por Bruno Voloch às 15h33

10/06/2010

Valorizada, Érika assina com Galatasaray e vai jogar ao lado de grandes estrelas mundiais

Além da presença do técnico campeão olímpico José Roberto Guimarães, o Brasil também estará representado dentro de quadra no Campeonato Turco. 

A jogadora Érika falou com exclusividade com o blog e confirnou que já é jogadora do Galatasaray. Érika assinou contrato de um ano e fica no clube turco pelo menos até Maio de 2011. Será a segunda experiência da atleta na Europa, antes Érika havia atuado no Chieri da Itália em 2006.

Porque você resolveu jogar na Turquia ?

Será uma experiência diferente na minha carreira, a Turquia terá um dos melhores campeonatos do mundo e a proposta financeiramente era irrecusável. Não tinha como dizer não.

Quer dizer que você só acertou por causa do dinheiro ?

Estava sem vontade de ir, sempre fui franca e verdadeira, mas não nego que a grana pesou bastante na hora de fechar.

Você tinha outras propostas ?

Sim. O Kobe do Japão fez uma proposta oficial, recebi convite do Karsiyaka Dyo da Turquia, times da Rússia e no Brasil conversei com o pessoal do Vôlei Futuro, mas as conversas não evoluíram.

E como foi sua saída do Rio de Janeiro ?

Olha, eu adoro o time e a cidade. Mas eu não saí do time porque quis e sim por opção do Bernardinho que gostaria de formar uma novo elenco. Achei somente que o Bernardinho fosse pensar um pouco mais em mim, mas entendo a posição dele.

Você está magoada ?

Apesar de discordar dele, o carinho e o respeito serão eternos pelo Bernardinho e pelo time. Aliás espero encerrar minha carreira por lá.

Quando você embarca ?

Viajo com meus pais no fim de Agosto e me apresento dia 28.

Quais as dificuldades espera enfrentar ?

Não conheço ninguém do time e lógico tem sempre o problema da língua, fora cultura diferente. Mas vou disposta a colaborar com meu novo clube, ajudar no que for possível e tenho certeza que o Galatasaray terá muito sucesso na temporada. Meus fãs torçam por mim e logo estarei de volta.

 

Por Bruno Voloch às 15h28

Galatasaray da Turquia deve ser o destino de Érika

Agora é definitivo. Érika não fica no Rio de Janeiro para a temporada 2010/2001.   

E as chances da jogadora permanecer no Brasil são muito pequenas. Érika tem propostas de equipes da Turquia e da Rússia, fora algumas sondagens de times brasileiros. Mas em termos financeiros as propostas do Brasil não são vantajosas.

Por isso, o destino dela deve ser o Galatasaray da Turquia.

Érika, seu procurador e os dirigentes turcos já acertaram as bases contratuais e a tendência é que a jogadora seja anunciada até o início da semana que vem como jogadora do clube. A atleta seria a terceira estrangeira do clube que já conta no elenco com as sérvias Djerisilo e Citakovic.   

Ex-jogadora da seleção, a mineira Érika está 30 anos e jogou as Olimpíadas de 2000 e 2004. 

Por Bruno Voloch às 08h54

09/06/2010

Rússia joga bem, supera Japão com facilidade e estreia com vitória na Suíça

O trio formado por Tatiana Kosheleva, Nataliya Goncharova e Olga Fateeva brilhou na estreia da Rússia na Montreux Masters.

Juntas, as 3 jogadoras marcaram 46 dos 75 pontos da Rússia na vitória por 3 sets a 0 sobre o Japão. As parciais foram de 25/16, 25/19 e 25/21.

Uma das apostas da Rússia é a levantadora Evgeniya Starsteva que atuou bem, sem pressão e distribuiu com eficiência as bolas.

A Rússia está jogando desfalcada de 3 de suas princiapais jogadoras: A atacante Gamova e a central Merkulova devem disputar a Yeltsin Cup no mês que vem. Já a craque Sokolova vai estar à disposição para o mundial do Japão.   

O renovado time do Japão teve em Sakoda o principal destaque. 

 

Por Bruno Voloch às 20h05

China derrota Holanda em apenas uma hora de jogo

A China está perto de se classificar para as semifinais da Montreux Masters.

Hoje em apenas uma hora e dez minutos de partida, a China liquidou a Holanda em 3 sets a 0. As parciais foram 25/19, 25/20 e 25/19.

Foi a segunda derrota seguida da Holanda. Com o resultado, o time da craque Manon Flier está fora da briga pelo título. Na véspera, a Holanda havia sido derrotada pela seleção de Cuba por 3 a 1.

A Holanda se despede da competição nesta quinta-feira contra a Polônia. Já classificada, a seleção da China fecha a terceira rodada contra Cuba.  

     

Por Bruno Voloch às 19h51

Estados Unidos vencem segunda partida na Montreux Masters

Na partida de abertura da segunda rodada da Montreux Volley Masters, os Estados Unidos derrotaram a Alemanha por 3 sets a 1. Foi a segunda vitória das norte-americanas na competição.

A Alemanha, que fazia seu primeiro jogo no torneio, venceu o primeiro set por 25/19 dando um susto na seleção dos Estados Unidos. O segundo set foi muito equlibrado e definido apenas com 35/33 para as norte-americanas. Os sets seguintes foram dominados pelos Estados Unidos que fizeram 25/20 e 25/22, fechando o jogo em 3 sets a 1.

A oposta Megan Hodge teve grande atuação, enquanto a alemã Margareta Kozuch terminou como maior pontuadora com 28 pontos nos 4 sets.

Os Estados Unidos folgam nesta quinta-feira e a Alemanha joga contra a Rússia.   

Por Bruno Voloch às 19h44

Cuba, Estados Unidos e China vencem pela Montreux Masters

A seleção de Cuba abriu a Montreux Volley Masters derrotando a Holanda por 3 sets a 1 com parciais de 25/18, 25/22, 17/25 e 25/23.

Carcaces de Cuba e Manon Flier da Holanda foram as maiores pontuadoras da partida com 22 pontos cada. Cuba folga na rodada desta quarta-feira e a Holanda enfrenta a China.

No segundo jogo do primeiro dia de competição, a seleção dos Estados Unidos venceu com facilidade o Japão por 3 a 0 com parciais de 25/23, 25/23, 25/21.

China e Polônia fecharam a rodada inicial. A China levou a melhor e fez 3 a 0, parciais de 25/17, 25/23 e 25/17.

A segunda rodada da Montreux Volley Masters será jogada nesta quarta-feira. A Alemanha faz sua estreia e vai enfrentar os Estados Unidos. Na sequência jogam Holanda e China e fecham a segunda rodada Japão e Rússia, outra estreante do dia.

Por Bruno Voloch às 23h02

08/06/2010

Sem presença do Brasil, Montreux Volley Masters começa na Suíça

Começa hoje na Suíça a tradicional Montreux Volley Masters. A competição vai contar com a participação de 8 seleções e por opção do técnico José Roberto Guimarães, a seleção brasileira novamente não disputará o torneio.

As 8 seleções estarão dividas em dois grupos. No A jogarão, Alemanha, Japão, Rússia e Estados Unidos. O grupo B vai reunir China, Cuba, Holanda e Polônia.

Na rodada de abertura serão disputadas 3 partidas. Cuba e Holanda abrem a Montreux Volley Masters, Japão e Estados Unidos jogam na sequência e China e Polônia fecham a primeira rodada.

A fase de classificação será jogada de hoje até a próximo sexta-feira. As semifinais com os dois melhores classificados de cada grupo acontecem no sábado e a decisão no domingo dia 13.

A Montreux Volley Masters foi disputada pela primeira vez em 1984 e a seleção brasileira já venceu a competição em 5 oportunidades. A final de 2009 foi entre Brasil e Itália, com o título ficando com a seleção brasileira. A Itália também está fora em 2010.  

 

Por Bruno Voloch às 08h58

07/06/2010

Logan Tom deixa a Itália e vai jogar na China

A norte-americana Logan Tom é mais uma estrangeira que deixa o vôlei italiano.

 

Logam vai jogar pela primeira vez por uma equipe chinesa e fechou contrato com o Evergrande Volleyball Club.

 

A jogadora voltará a trabalhar com Lang Ping, técnica que dirigiu a seleção dos Estados Unidos na Olimpíada de Pequim em 2008. Alguns sites especializados, davam como certa a transferência de Logam para o vôlei do Azerbaijão.

 

Logan já jogou no Brasil onde defendeu o Minas na temporada 2002/2003. A atleta tem ainda passagens pelo Volero Zurich da Suíça, Tenerife da Espanha, Dínamo Moscou, Hisamitsu do Japão e recentemente estava atuando pelo Novara da Itália. 

 

Logan Tom completou 29 anos no dia 25 de maio. 

Por Bruno Voloch às 09h15

Presidente do Novara pede demissão e futuro do clube é incerto

 

A crise também chegou na Itália. 

Um dos mais tradicionais times italianos pode fechar as portas e encerrar as atividades no esporte.

O Presidente do Novara, Antonio Caserta, disse em entrevista coletiva que não tem mais como manter a equipe de vôlei por razões financeiras.

Segundo Caserta, a ruptura do equilíbrio do mercado, o contexto de recessão econômica e a ausência de novos parceiros são os principais motivos para a não continuidade dele no cargo e a consequente ameaça do fim da equipe. Caserta se demitiu e passou o comando do clube para Massimo de Stefano.

O Novara havia anunciado recentemente a contratação do treinador Giovanni Caprara, campeão mundial com a Rússia em 2006.

Jenny Barazza, Cristina Barcellini, Immacolata Sirressi que jogaram o campeonato nacional pelo clube foram convocadas para a seleção.

O Novara formou um grande time na última temporada, porém fracassou e foi eliminado precocemente da competição. Irina Kirilova, Manon Flier, Logan Tom e Margareta Kozuch,todas estrangeiras, já deixaram o clube. A levantadora holandesa Kim Staelens deve ser a próxima.

 

Por Bruno Voloch às 09h14

06/06/2010

Murilo aparece em primeiro nas estatísticas da FIVB

Murilo é o único jogador brasileiro que aparece com destaque nas estatísticas da FIVB após a primeira rodada da Liga Mundial. 

Embora tenha se destacado no ataque e no saque nas partidas contra a Bulgária, o jogador está na frente no fundamento recepção com mais de 80% de aproveitamento.

Alessandro Fei da Itália é o maior pontuador após duas partidas. Fei soma 45 pontos e é seguido de perto pelo alemão Grozer com 42.

Starovic da Sérvia foi considerado o melhor atacante da rodada, Simone Buti da Itália lidera as estatísticas no bloqueio, Ahmed Abdalla do Egito aparece em primeiro no fundamento saque, Vermiglio da Itália lidera como levantador e Hyvärinen da Finlândia está na frente na recepção e eleito líbero mais eficiente.

O brasileiro Mário Jr aparece em terceiro lugar, Bruninho está em quarto como levantador e Lucão tem o quinto melhor saque. 

   

 

Por Bruno Voloch às 20h07

Holanda, próximo adversário do Brasil, é a única seleção 100%

Após a realização da primeira rodada da Liga Mundial com 16 partidas, a Holanda é a única seleção 100%.

A Holanda venceu duas vezes a Coreia fora de casa por 3 sets a 0 e não perdeu nenhum set. Todas as outras 15 seleções perderam pelo menos 1 set na rodada de abertura da competição. Os holandeses lideram o grupo A com 6 pontos.

A Sérvia, apesar de ter perdido um set para a China, lidera o grupo B também com 6 pontos. No grupo C a liderança é da Rússia com 6, seguida da Finlândia com 4. A Alemanha que ganhou de 3 a 1 e 3 a 0 da Polônia lidera o grupo D.

O segundo jogo entre Cuba e Argentina foi o mais longo da primeira rodada e durou duas horas e trinta e três minutos. Cuba venceu por 3 a 2. Em compensação, a Holanda precisou somente de uma hora e cinco minutos para derrotar a Coreia na segunda partida do fim de semana.  

O melhor público da rodada aconteceu em Havana onde 12 mil pessoas assistiram Cuba derrotar a Argentina por 3 a 1 na sexta-feira.

      

Por Bruno Voloch às 19h52

Fenerbahçe contrata José Roberto Guimarães e Fofão

O Fenerbahçe da Turquia acaba de anunciar o nome do treinador para a tempoarada 2010/2011.

O time turco contratou o campeão olímpico José Roberto Guimarães. Será a primeira vez que o brasileiro vai trabalhar na Turquia. 

A imprensa turca dá como certa e o site do Fenerbahçe já confirma a contratação da levantadora Fofão.

O treinador já foi apresentado oficialmente em Istambul e a contratação de Fofão teria sido um pedido de Zé Roberto.

Fofão, que estava sem clube desde o fim da Blausiegel em São Caetano, recebeu propostas de alguns times brasileiros, outros da Itália, mas deve optar trabalhar novamente com Zé Roberto.

O Fenerbahçe quer conquistar a Champions League e já contratou a russa Sokolova, a alemã Fürst e a polonesa Skowronska.

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Bruno Voloch às 09h55

Sobre o autor

Carioca, tem mais de 20 anos de profissão. Iniciou a carreira na extinta TV Manchete em 1988. Foram 6 anos até ser contrato pela Band Rio em 1994. No ano seguinte estava no Sportv/Globo onde foi idealizador e apresentador do programa Supervolley. Atuou como repórter de 1995 até 2003, e participou da cobertura dos campeonatos brasileiros de 1995 a 2003 em jogos ao vivo. Em 2004 se transferiu para o Bandsports, onde criou e comandou os programas "Roda de vôlei "e Linha de 3". Foi apresentador e comentarista de vôlei e basquete do canal. Em 2008 acumulou a função de diretor de jornalismo até setembro de 2009. De 2007 até 2009 foi colunista da rádio Bandnews FM do Rio e trabalhou nos jornais Lance e Jornal dos Sports. Participou da cobertura de 3 Copas do Mundo, 3 Olimpíadas e das últimas 3 últimas edições do Pan. Hoje é colunista do Jornal do Brasil e comenta futebol para a Bandnews FM/Rio de Janeiro e rádio Terê FM/Rio de Janeiro. É especialista em vôlei.

Sobre o blog

Opinião e informação sobre o que de mais relevante ocorre no vôlei no Brasil e no mundo.

Histórico

© 1996-2009 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.