Blog do Bruno Voloch

16/07/2010

Fofinha deixa o Japão e vai jogar na Rússia

O mercado internacional segue agitado.

Apesar de estarmos em meados de julho, as equipes continuam contratando. O Dínamo Krasnodar da Rússia confirmou a contratação de mais duas estrangeiras e uma delas é brasileira.

Após dois anos no vôlei do Japão defendendo o NEC, a ponta Fofinha acertou sua transferência para o time russo. Ana Paula Lopes Ferreira, a Fofinha, está com 30 anos e vai jogar pela primeira vez na Rússia. A jogadora tem passagens pelo extinto BCN/Osasco, Campos e Macaé, foi campeã mundial infanto-juvenil em 97 e vice-campeã mundial juvenil em 99. 

Fofinha terá companheira a norte-americana Cynthia Barbosa.

Cynthia também estava no Japão e foi campeã jogando pelo Toray Arrows. O Dínamo está classificado para jogar a Copa Européia e conta no elenco com a levantadora da seleção russa Startseva e com a central Belikova.   

 

    

Por Bruno Voloch às 22h27

14/07/2010

José Roberto Guimarães já tem time base para enfrentar a Alemanha

Dani Lins e Sheilla, Thaísa e Fabiana de centrais e Mari e Jaqueline nas pontas.

Será com essa formação que o treinador José Roberto Guimarães vai começar os amistosos da semana que vem contra a Alemanha em Belo Horizonte. 

O técnico disse que espera aproveitar bastante essas partidas contra a Alemanha, uma vez que os jogos contra o Japão foram fracos em termos técnicos.

'O Japão não trouxe o que tinha de melhor, pelo contrário, eles vieram com muitas jogadoras reservas. Contra a Alemanha será muito diferente. Elas certamente irão exigir muito mais do nosso time em todos os fundamentos. Até onde sei, apenas a Fürst não estará'.

Zé Roberto se refere a central Christiane Fürst que operou o ombro e só voltará a jogar em Setembro. Mas Fürst é presença certa no mundial do Japão.

Os treinamentos da semana foram prejudicados porque o treinador foi 'obrigado' a liberar algumas jogadoras para o time de Osasco que no fim de semana disputará o sul-americano de clubes.

'É claro que atrapalha, mas Osasco estará representando o Brasil e vale vaga para o mundial de clubes, por isso decidi liberar a maioria das jogadoras. Mantive aqui em Saquarema apenas a Jaqueline e a Thaísa'.  

Antes dos dois jogos na capital mineira, a seleção vai fazer jogos treinos em Saquarema contra a mesma Alemanha nesse fim de semana. O técnico disse que a Alemanha deve estar com um bom ritmo de jogo pelo fato de ter disputado na semana passada a Yeltsin Cup na Rússia. A Alemanha ficou na quinta colocação.

Sobre o time titular, Zé Roberto explicou que essa é a formação do momento.

'Como está vindo de contusão, a Fabiana deve aproveitar o fim de semana para adquirir ritmo de jogo. Nas pontas a Mari e a Jaqueline estão na frente, mas a Paula está correndo atrás e tenho outras opções. Os amistosos servem de referência para a nossa participação no Grand Prix, mas no momento o time base é esse'.

Aliás, Zé Roberto preferiu não comentar a possível ausência da seleção no Grand Prix em 2011.

'Vamos ver o que vai acontecer', resumiu.  

     

 

  

Por Bruno Voloch às 15h03

Luizomar de Moura 'defende' participação brasileira na Copa Pan-Americana

O Brasil foi representado na última Copa Pan-Americana pela seleção juvenil. A República Dominicana foi a campeã e se classificou para disputar o Grand Prix de 2011 ao lado dos Estados Unidos, Cuba e Peru.

Apesar da oitava colocação, por muitos considerada decepcionante, o treinador Luizomar de Moura conversou com o blog e fez questão de elogiar a participação da seleção na Copa Pan-Americana.

'Estou orgulhoso das nossas meninas. O objetivo é sempre vencer, mas jogamos com seleções adultas e com jogadoras bem mais experientes que as nossas'.

Luizomar destacou a central Ana Beatriz e as levantadoras Rosane e Priscila:

'A Ana fez uma ótima copa e até a última rodada era a melhor na posição. A Rosane e a Priscila são jogadoras muito promissoras e talentosas ao extremo'.

Com o resultado, o Brasil ficou ficará de fora Grand Prix em 2011, mas Luizomar tem a consciência tranquila.

'Fizemos o nosso melhor e demos o máximo dentro de quadra. Claro que é frustrante não ter conseguido a classificação, mas o nosso principal foco era dar mais bagagem e maturidade para essas meninas. Nesse caso, o objetivo foi alcançado'.   

Ele faz questão de lembrar que trata-se de uma geração vencedora e que não pode ficar marcarda pelo resultado. 

'Estamos sem perder há mais de 30 jogos e ganhamos todos os títulos possíveis dentro da categoria. Cumprimos o que foi determinado pela confederação, ou seja, jogar a copa Pan-Americana e não foi a primeira vez que isso aconteceu'.

Luizomar essa semana estará se dedicando ao time de Osasco, atual campeão brasileiro. Osasco irá representar o Brasil no campeonato sul-americano de clubes a partir do dia 16 em Lima no Peru. O campeão se classifica para o mundial interclubes no fim do ano e o time paulista é o atual campeão.   

O treinador da seleção adulta, José Roberto Guimarães, liberou 5 jogadoras da seleção para reforçar a equipe do Osasco. Camila Brait, Adenízia, Sassá, Natália e Ana Timei. A ponta Jaqueline e central Thaísa não foram liberadas.    

  

Por Bruno Voloch às 14h26

Sport 'inova' e contrata Josenildo Carvalho

O Sport supreendeu ao anunciar o nome do novo treinador do time para a temporada 2010/2011. O clube 'ressuscitou' Josenildo Carvalho e aproveitou para confirmar que participará da próxima edição da superliga.

O clube atravessa sérias dificuldades financeiras, perdeu um de seus principais patrocinadores e não tem ainda nenhuma jogadora contratada para essa temporada.

Josenildo está com 64 anos e atualmente dirige o departamento técnico da federação pernambucana de vôlei. Josenildo passou pelo extintos BCN/Osasco, Paulistano e Banespa e comandou a seleção masculina adulta em 1991.

  

  

Por Bruno Voloch às 13h18

12/07/2010

Rússia conquista título da Yeltsin Cup

A Rússia conquistou nesse fim de semana o bicampeonato da Yeltsin Cup. A competição foi disputada na cidade de Ekaterinburg e contou com a participação das seleções da Itália, Holanda, Alemanha, China e Bielorrússia.

Na decisão a Rússia derrotou a China por 3 sets a 0 com parciais de 30/28, 25/16 e 25/17. O jogo durou uma hora e vinte minutos e a russa Kosheleva foi a principal jogadora da partida marcando 17 pontos. Gamova fez 14 e Merkulova marcou 9. Do lado da China, Ma fechou o jogo com 12 pontos e Xue fez 10.

A Rússia conquistou a Yeltsin Cup invicta. Na disputa pelo terceiro lugar, a Holanda derrotou o time reserva da Itália por 3 a 0 com destaque para Staelens que fez 17 pontos.

A Alemanha ficou em quinto e a Bielorrússia de Nicolay Karpol terminou em sexto lugar.

Apesar da derrota na decisão, a chinesa Xue Ming foi eleita a 'mvp' do torneio.

 

      

Por Bruno Voloch às 09h03

Sobre o autor

Carioca, tem mais de 20 anos de profissão. Iniciou a carreira na extinta TV Manchete em 1988. Foram 6 anos até ser contrato pela Band Rio em 1994. No ano seguinte estava no Sportv/Globo onde foi idealizador e apresentador do programa Supervolley. Atuou como repórter de 1995 até 2003, e participou da cobertura dos campeonatos brasileiros de 1995 a 2003 em jogos ao vivo. Em 2004 se transferiu para o Bandsports, onde criou e comandou os programas "Roda de vôlei "e Linha de 3". Foi apresentador e comentarista de vôlei e basquete do canal. Em 2008 acumulou a função de diretor de jornalismo até setembro de 2009. De 2007 até 2009 foi colunista da rádio Bandnews FM do Rio e trabalhou nos jornais Lance e Jornal dos Sports. Participou da cobertura de 3 Copas do Mundo, 3 Olimpíadas e das últimas 3 últimas edições do Pan. Hoje é colunista do Jornal do Brasil e comenta futebol para a Bandnews FM/Rio de Janeiro e rádio Terê FM/Rio de Janeiro. É especialista em vôlei.

Sobre o blog

Opinião e informação sobre o que de mais relevante ocorre no vôlei no Brasil e no mundo.

Histórico

© 1996-2009 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.